Perder peso não tem a ver com quilos ou objetivos. É muito maior que isso e mais difícil de fazer. Descubra o que realmente é e como esperar o inesperado.

Vigilantes do Peso dos EUA lançam app de perda de peso para ...
Perder peso não tem a ver com quilos ou objetivos. É muito maior que isso e mais difícil de fazer. Descubra o que realmente é e como esperar o inesperado.
Existem muitos conselhos para perder peso, desde planos de refeições a mini-dimensionamento de tudo, de pratos a porções, e existem inúmeros esquemas de exercícios a serem seguidos para fitness, perda de peso, massa muscular ou sair do sofá e administrar o seu primeiro 5K. Há uma série de planos de alimentos rotulados a seguir, e a lista do que não comer aparentemente cresce a cada hora.
No entanto, existem dois fatores muito importantes que contribuem para a perda de peso que não devem ser esquecidos, o segundo dos quais é o que fazer (e pensar) quando você finalmente atingir seu objetivo.
Recentemente, a CNN documentou uma história sobre Matthew Shack, um garoto de 35 anos que pesava 220 kg em junho de 2009. Ele começou a rastrear calorias e, em setembro de 2010, Matthew perdeu 120 kg. Para o serviço de rastreamento de calorias que ele usou (o MyNetDiary), ele foi apontado como o "maior perdedor de pesode todos os tempos".
Depois de atingir seu objetivo, ele parou de rastrear calorias e tentou seguir uma dieta saudável sem monitorar. Nos dois anos seguintes, ele passou de 100kg para 180, depois para 200 Kg. Enquanto isso, em sua vida pessoal, ele e sua esposa se tornaram pais adotivos. Juntos, eles tiveram seis filhos e a vida estava muito ocupada.
Matthew mais uma vez percebeu que era importante perder peso. Ele estabeleceu uma nova meta para treinar para uma corrida de bicicleta de 160 quilômetros. Através do treinamento para este passeio, ele perdeu  50kg quando completou sua meta. Depois, seu peso voltou a subir e descer e subir novamente, e então ele começou a ganhar peso de forma consistente depois de perder o emprego.
O que Matthew disse que aprendeu até agora é que "não foi capaz de encontrar minha bala mágica. Geralmente há algum ponto de motivação que me faz querer perder peso. Depois de atingir esse objetivo, meio que perco minha motivação".
O comentário no relatório da CNN diz que a história de ninguém sobre a perda de peso tem um fim e o objetivo real de um estilo de vida saudável é "evitar terminar a história cedo demais". É isso. Nosso objetivo realmente não é perder X Kilos, é? É viver a nossa vida melhor e mais saudável o máximo que pudermos - maximizar o tempo que temos, na melhor condição possível. Como Matthew percebeu, os objetivos podem ser alcançados - essa é a parte mais fácil -, mas o que fazemos conosco quando os encontramos é a luta.
O que fazemos quando atingimos nosso objetivo e saímos para o jantar comemorativo ou compramos as roupas novas que queríamos?
Em um artigo da New York Magazine, o autor best-seller, Geneen Roth, afirma: "É uma fantasia que, quando perdermos peso, tudo de errado em nossas vidas vai dar certo ... vamos nos sentir completamente diferentes sobre nós mesmos ... As pessoas ficam chocadas ao descobrir que essa coisa pela qual ansiavam, esperavam e trabalhavam não é o que elas pensavam que era ".
No artigo, a Dra. Judith Beck, psicóloga especializada em aplicar estratégias de terapia cognitivo-comportamental à perda de peso, explica que todos somos facilmente motivados quando fazemos dieta e observamos a escala diminuir, mas depois que não vemos nenhuma mudança na balança por meses e meses, há pouca motivação para continuar subindo na balança e, quando paramos de fazer isso, também é mais difícil ver que estamos novamente ganhando peso. Novamente, não há um ponto final para esta jornada. Em vez disso, é encontrar felicidade ao poder dar os passos em primeiro lugar.
Um artigo do New York Times estimou que mais de 90% das pessoas que perdem muito peso o recuperam, por várias razões. Isso mostra que quase todos nós lutamos para não perder peso e viver nossas "novas" vidas. Isso também significa que não estamos sozinhos nessa luta.
Diante dessas experiências documentadas e sabendo que não existe uma "bala mágica", parece que a única coisa que poderia ajudar com uma vida saudável a longo prazo (ou seja, manter o excesso de peso e exercitar-se regularmente) não é estabelecer um novo meta todas as semanas, não descartando a balança ou o rastreador de calorias e não assumindo que nossa meta de peso era o número perfeito para desbloquear a felicidade. O que pode ser é que nos concentremos nas coisas novas que temos em nossas vidas; concentre-se nas pequenas coisas que nos trazem felicidade em vez das grandes e teóricas; continue tentando coisas novas, novos alimentos, novos exercícios; e paramos de dizer a nós mesmos que "estamos aqui" - mas, em vez disso, perguntamos: "Para onde posso ir daqui?"

Comentários